quarta-feira, 15 de março de 2017

As peças de Petrosian!

Por Fernando Melo


Estou muito entusiasmado com o meu novo livro, que deve entrar no prelo em final de junho deste ano com prefácio de Luiz Fábio Jales. Trata-se de Caçada ao Tigre de Aço, o qual lembra os embates de Bobby Fischer com o  adversário mais difícil de ser batido: Tigran Petrosian! 

Nas minhas pesquisas venho encontrando momentos da mais pura emoção. Como o outono insiste em bater em minha porta, a cada dia que passa, fico mais emotivo. De qualquer forma, o que vou lembrar logo abaixo, faz com que todos possam sentir essa emoção, e quando digo todos, claro que estou me referindo aos enxadristas que não só gostam de jogar como gostam de saber as histórias que cercam esse encantado mundo de Caíssa.
Tem um momento no livro em que lembro a vitória de Petrosian sobre Botvinnik e que lhe deu o título de campeão do mundo. Terminando o embate, Botvinnik em uma de suas declarações, disse o seguinte a respeito de Petrosian:
"É difícil chegar às suas peças: as peças de ataque avançam lentamente e afundam no pântano que cerca o campo de peças de Petrosian. Se você finalmente tem sucesso em criar um ataque perigoso, você ou tem pouco tempo restando, ou o cansaço produz seus efeitos."
Está aí um pouco desse adversário tão temível para tantos, mas que Bobby Fischer soube ... Bem, não posso ir mais além, sob pena de contar antecipadamente o que Caçada ao Tigre de Aço tem reservado para o leitor.  

2 comentários:

  1. Estou ansioso para ler, meu pai já comprou o Escudeiro, estou só aguardando chegar pelo correio, pedi que ele pedi-se um autografo seu.

    ResponderExcluir
  2. Sim, seu pedido foi atendido. Aguarde a chegada do livro! Obrigado e abraços!

    ResponderExcluir